BRM 600 / 300 / 200 / Desafio 90- Itaúna – 07/09/2018

 

Estão abertas as inscrições para os Brevets Randonneurs Mondiaux 600 / 300 / 200 km e desafio 90 km, que acontecerão no dia 07 de setembro na cidade de Itaúna!

O Brevet Randonneur não é uma competição, trata-se de uma ‘prova’ que combina resistência física, desafios individuais e cicloturismo.

O evento faz parte do calendário dos BRMs organizados pelo Inconfidentes Pedalantes Clube Randonneur. O BRM 600 km é o último degrau para quem deseja se tornar um Super Randonneur nesta temporada. Além disso, teremos os BRM 300 / 200 km para os randoneiros se desafiarem na distância de sua preferência.

Leia atentamente todas as informações abaixo. Venha se desafiar e pedalar conosco!

 

Itaúna é a próxima cidade a basear um Brevet Randonneur Mondiaux de nosso Clube. São apenas 80km do centro de Belo Horizonte, com opções para chegar de ônibus, e claro, os participantes são estimulados a compartilhar caronas (use a área de comentários do post).

Os ciclistas passarão por cidades como Divinópolis, Cláudio, Nova Serrana, Bom Despacho, Arcos, Lagoa da Prata e Luz, tendo paisagens e estradas para contemplar em jornadas de diferentes graus de dificuldade.

Os Brevets e Desafio acontecerão durante o feriado prolongado, na sexta (todas as largadas) e sábado (chegadas dos BRM 300 e 600).

 

Valores e Inscrições

  • BRM 600 KM
    •  Inscrição individual: R$ 300,00
  • BRM 300 KM
    • Inscrição individual: R$ 180,00
  • BRM 200 KM
    • Inscrição individual: R$ 130,00
  • DESAFIO 90 KM
    • Inscrição individual: R$ 85,00

Desconto de 10% para inscrições em grupo a partir de 3 ciclistas. SIGA AS INSTRUÇÕES no texto do link abaixo. 

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

BRM 600 km

ATENÇÃO! É condição para se inscrever no BRM 600 km que o ciclista tenha concluído um BRM 400 km na temporada atual ou na temporada 2017 [por qualquer Clube Randonneur]. Caso seja verificado que um ciclista inscrito não possui a homologação requerida, sua inscrição não será efetivada e ele poderá ter o valor da inscrição devolvida – excluídos os custos operacionais – ou terá crédito para se inscrever num próximo BRM ou desafio da temporada 2018.

BRM 300 km

ATENÇÃO! É condição para se inscrever no BRM 400 km que o ciclista tenha concluído um BRM 200 km na temporada atual ou na temporada 2017 [por qualquer Clube Randonneur]. Caso seja verificado que um ciclista inscrito não possui a homologação requerida, sua inscrição não será efetivada e ele poderá ter o valor da inscrição devolvida – excluídos os custos operacionais – ou terá crédito para se inscrever num próximo BRM ou desafio da temporada 2018. 

 

Sobre os BRMs

O Brevet Randonneur não é uma competição, trata-se de uma prova que combina resistência física, desafios individuais e cicloturismo.

Em 2015, iniciamos em Minas Gerais uma história que queremos seja longa, resistente e estimuladora da prática do ciclismo de longa distância não competitivo, o Randonneuring /Randonagem.

Veja nosso calendário. Você pode fazer parte dessa história!

Regulamento do Clube Inconfidentes Pedalantes

  • Veja neste link
  • As provas são amadoras e não competitivas, não demandam intervenções nas vias públicas.
  • Cada ciclista pedala como em uma cicloviagem, atento às condições da via, do tráfego e responsável pela sua alimentação / hidratação pelo caminho.
  • Em caso de quebra de equipamento ou cansaço, que leve à desistência, o ciclista participante deve providenciar o seu retorno. A organização não tem obrigação de oferecer resgate nestes casos.
  • Em caso de acidentes, será contactado o serviço público de emergências, além do acionamento do seguro de acidentes pessoais.

 

 

 

BRM 600 km

 

Esta é a rota, que poderá sofrer alterações em função da confirmação do local de largada e chegada e dos postos de controle.

Será uma grande jornada para a organização e para os ciclistas que já subiram os três primeiros degraus da Randonagem (BRM 200, 300 e 400), último passo para ser um Super Randonneur.

A altimetria será caprichada, pois estamos em Minas Gerais: sempre subindo ou descendo. As rodovias mesclam trechos duplicados (BR262 e anel de Divinópolis), com trechos de pista simples com ou sem acostamento. A condição do asfalto é predominantemente boa, em todo o percurso.

É importante ter em mente que boa parte do percurso será percorrida à noite (1 noite e meia, no limited o tempo), logo seu equipamento de iluminação (farol e piscas) devem estar com baterias aptas ao longo período noturno.

Para os ciclistas participantes, haverá algumas novidades em relação aos brevets anteriores.

  • Base em hotel em Arcos

Para quem já pedalou 360km, caso queira cochilar por algum tempo, faremos base no Novo Hotel Arcos.

  • Drop Bag

Aqueles que desejarem, poderão separar uma sacola, fornecida pela organização, para que peguem conosco no Hotel em Arcos. Por exemplo: uma muda de roupa, alimentos, baterias extras.

  • Coloque na sacola algo que será útil após os 360km de prova. Não adianta colocar uma bateria de farol e ficar sem carga na primeira noite na estrada.
  • A Sacola deverá ser entregue à organização durante a vistoria. Não será aceito depois.
  • A Sacola retornará a Itaúna após o fechamento do PC de Arcos. Caso o dono não a recolha com a organização, será enviada pelos correios (frete por conta do participante).

 

BRM 300

Esta é a rota, que poderá sofrer alterações em função da confirmação do local de largada e chegada e dos postos de controle.

O BRM 300 será uma bela mescla dos trajetos que já utilizamos na região. O trajeto será concomitante ao do BRM600 por cerca de 150km, e será importante que os participantes dos dois brevets saibam dosar suas energias caso pedalem juntos, até chegar ao encontro da BR494 com a BR262, onde os randoneiros do BRM300 seguem à direita na direção de Pará de Minas.  As rodovias mesclam trechos duplicados (BR262 e anel de Divinópolis), com trechos de pista simples com ou sem acostamento. A condição do asfalto é predominantemente boa, em todo o percurso.

É importante ter em mente que boa parte do percurso será percorrida à noite, logo seu equipamento de iluminação (farol e piscas) devem estar com baterias aptas ao longo período noturno.

BRM 200 km

 

Esta é a rota prévia, que poderá sofrer alterações em função da confirmação do local de largada e chegada e dos postos de controle.

Quem encara seu primeiro BRM200 está entrando num mundo novo: uma pedalada maior que a dos treinos cotidianos, mas que não tem a necessidade de ser feita “voando”. Uma cicloviagem de um dia inteiro, passando por Divinópolis, pelas pequenas cidades de Perdigão e Araújos, pelo polo calçadista de Nova Serrana, até as proximidades de Bom Despacho, voltando pela BR262 até Pará de Minas e novamente pelas estradas internas até Itaúna. A altimetria não é a maior dos BRM200 já organizados por nós, mas é bem mesclada de subidas e trechos “planos”.

Será o penúltimo BRM200 desta temporada, mas que já habilita o ciclista a encarar um BRM300 conosco ou outros clubes pelo mundo.

 

Desafio 90 km

Esta é a rota prévia, que poderá sofrer alterações em função da confirmação do local de largada e chegada e dos postos de controle.

O Desafio 90 km é uma oportunidade de se iniciar na modalidade.

Não vale brevet homologado junto ao ACP (Audax Club Parisien), mas serve para dar um gosto de “quero mais” ao ciclista que se desafia a cumprir uma distância maior que a cotidiana de treinos e passeios mais perto de casa.

A estrada Itaúna – Divinópolis já é bem conhecida por nós, pois já fizemos esse trecho no BRM200 de 2016. Possui bom asfalto, trechos com acostamento estreito, mas suficiente para o pedal seguir bem. Na saída de Itauna e chegada de Divinópolis há trechos com acostamentos e pistas marginais.

 

 

Orientações para os inscritos

Termo de Responsabilidade

  • Clique aqui
  • Pode levar assinado ou será disponibilizado durante a vistoria / entrega de Kit.

 

Conteúdo do kit do participante:

  • Planilha de orientação.
  • Passaporte.
  • Saquinhos zip-lock para guardar planilha e passaporte durante o percurso.
  • Chaveiro
  • Carteira Inconfidentes Pedalantes
  • Seguro acidentes pessoais

A conclusão do trajeto (Brevet ou Desafio) seguindo as regras propostas dá direito também ao recebimento:

  • Certificado
  • Medalha do clube.

 

Equipamentos obrigatórios

    • Leia atentamente as orientações neste link
  • Brevet 600 km
    • Colete refletivo
    • Cobertor térmico de emergência
    • Farol Dianteiro
      • 2 jogos de pilhas / baterias
    • Pisca traseiro
      • 2 unidades
    • Capacete
    • Câmera Digital (ou celular com câmera)

 

  • Brevet 300 km
    • Colete refletivo
    • Cobertor térmico de emergência
    • Farol Dianteiro
      • 2 jogos de pilhas / baterias
    • Pisca traseiro
      • 2 unidades
    • Capacete
    • Câmera Digital (ou celular com câmera)

 

  • Brevet 200 km
    • Colete refletivo
    • Farol Dianteiro
    • Pisca traseiro
    • Capacete
    • Câmera Digital (ou celular com câmera)
  • Desafio 90 km
    • Colete refletivo
    • Capacete
  • Caso os equipamentos obrigatórios não sejam apresentados na vistoria, o participante não receberá o carimbo no passaporte, e não terá direito a medalha e certificado de conclusão.
  • Caso o participante seja flagrado sem os equipamentos durante o percurso, também não receberá medalha / certificado de conclusão.
  • Veja também as dicas do clube Sociedade Audax, principalmente sobre Coletes Refletivos.

 

Cronograma 

  • 06/09/2017 – Quinta-feira (horário a confirmar)
    • Entrega dos Kits no Hotel Ponto Chic (googlemaps) (facebook)
    • Sessão Tira-Dúvidas
    • Vistoria dos equipamentos obrigatórios
  • 07/09/2017 – Sexta-feira
    • Vistoria: de 07:00 às 07:50
    • Largada:  Praça Doutor Augusto Gonçalves – Centro (praça da Matriz)
      • BRM 600 às 7:50h
      • Desafio 90 / BRM 200 / BRM 300 às 08:00 
    • Chegadas: Hotel PONTO CHIC
      • Desafio 90: até 14h
      • BRM 200: até 22:30
      • BRM 300: até 04:00 de sábado 08/09
      • BRM 600: até 23:50 de sábado 08/09
  • Vistoria dos Equipamentos Obrigatórios e entrega do Termo de Responsabilidade assinado:
    • Entre 7:00 e 7:50 – Chegue cedo!
    • Caso o atleta não seja vistoriado até 7:50, poderá fazer a vistoria após as 8h, mas sem adição no tempo de prova. Participantes não vistoriados serão desclassificados no PC1.
    • Os horários da largada, abertura e fechamento dos PCs serão rigorosamente cumpridos.
    • Além dos equipamentos listados no link, não se esqueça da câmera digital ou celular para registrar as fotos nos Pontos de Controle Fotográfico.

 

Postos De Controle:

  • Os PCs (Ponto de Controle) são os locais onde o participante terá seu passaporte carimbado, demonstrando que está dentro dos limites de tempo estabelecidos.
  • No PC2 do BRM 600 (Posto Xavante) e no PC2 do BRM 200 (Posto Jalé) haverá estrutura para almoço, fornecida pela organização.
  • Ao longo do caminho há vários estabelecimentos como restaurantes e postos com lojas de conveniência, para que o participante possa adquirir itens adicionais. Eles estão assinalados nos arquivos do RideWithGPS
  • Caso o participante chegue ao PC antes do horário de abertura, terá que esperar o horário para obter o visto no passaporte.
  • Pode haver fila no PC para obter o visto no passaporte. Aguarde pacientemente a sua vez.

Planilha de Orientação

  • A planilha (carta de rota) é a ferramenta indispensável para a orientação nos brevets. Ela deve ser seguida à risca e nela estão contidas todas as informações sobre localização dos postos de controle e seus horários de abertura e fechamento, navegação, pontos de controle fotográfico, indicações de possíveis pontos de apoio e alertas de segurança.
  • A planilha definitiva será entregue impressa no Congresso Técnico.
  • Pasta com planilhas no google drive: (em breve)

Arquivo para GPS (versões preliminares, não-definitivas)

 

Apoio externo aos participantes

  • O participante deverá informar, na entrega dos kits, se terá algum carro de apoio, informando a placa do veículo.
  • O apoio externo poderá ocorrer APENAS nos PCs (Postos de Controle), onde o participante pode receber alimentação, manutenção na bicicleta, etc.
  • O carro de apoio cadastrado não poderá acompanhar o participante durante o percurso, sob risco de desclassificação.

Outras informações importantes

  • Alimentação
    • A modalidade Randonneur pauta-se sobre a autossuficiência, o ciclista deve planejar sua alimentação pelo percurso.
    • Há vários postos e restaurantes pelo caminho, onde o ciclista pode adquirir bebidas e comidas.
    • Os PCs (Postos de Controle) da organização terão água e frutas, que são um auxílio para o participante seguir adiante.
  • Como chegar a Itaúna
  •  Sugestão de hospedagem:

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